Utilizando Ladrilho Hidráulico


O ladrilho hidráulico é uma técnica que remonta à época dos bizantinos e se espalhou pelo mundo, sendo trazida ao Brasil pelos portugueses. Feito de  massa corrida, cimento, óxido de ferro e pó de mármore, é  colocado em um molde e secado com água (por isso chama-se hidráulico). Casas antigas ainda conservam esse tipo de piso (a da minha avó, por exemplo!) mas com a cada vez maior velocidade das obras e a necessidade de standartizar, foi aos poucos sendo substituído pelo revestimento cerâmico, que é o mais comum hoje em dia.



Recentemente, houve uma retomada do uso do ladrilho, que vêm sendo especificado tanto para revestimentos de pisos como de paredes. A utilização atual permite uma maior liberdade compositiva, e os modelos das peças são mais versáteis. Em agumas fábricas, é possível escolher as cores, desenho e tamanho que se quer para o ladrilho, o que garante um ambiente super personalizado!




 É um material extremamente durável e resistente, de fácil limpeza, e que dificilmente apresentará problemas como rachaduras ou quebra. Além disso, não conduz muito calor, o que faz com que seja um piso sempre friozinho para pisar. O único cuidado especial que se deve ter é aplicar resina em cada peça, renovando-a para que o material fique sempre com brilho, além de seguir as recomendações de assentamento da empresa.

Pode ser encontrado para encomenda em lojas de revestimentos, ou comprado diretamente com o fabricante. Como é um processo artesanal, deve ser pedido com antecedência, e geralmente o preço cobrado é por peça, que varia dependendo da dimensão e da complexidade do desenho solicitado. Há ainda a opção de comprar usados, em lojas conhecidas como "cemitério de cerâmicas".


O ladrilho hidráulico é uma boa pedida para ser utilizado em ambientes mais descontraídos, áreas de lazer, painéis em cozinhas, pisos de terraços...o que a criatividade imaginar! Une beleza e bom desempenho, e além de dar um charme todo especial ao lugar, confere um ar descolado instantâneo pela sua carinha de "vintage" e de aconchegante!


__________

Comentários

  1. Conheço várias casas antigas em Olinda/Pe, que usam o ladrilho, tanto no piso como em parte das paredes das suas casas. Pena que na maioria das que vejo, acho que não vêm aplicando a tal resina de renovação desde o dia que foram instaladas, mesmo assim continuam muito bonitas.

    ResponderExcluir
  2. Que bonito!

    Também há essas casas de "antiguidades" que vendem ladrilhos usados muito bonitos e bem conservados... Talvez seja uma boa para economizar e fazer algo bacana... Nao sei!

    O blog, aliás, tá muito legal! Parabéns!

    Otávio
    www.habitissimo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram, os ladrilhos são realmente um material muito bonito! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quero prestar vestibular para arquitetura, o que preciso saber?

Autocad ou Revit?

Plantas humanizadas 3d