22 fevereiro 2011

Barbie Concept Store





Devido ao grande sucesso do post sobre a Barbie Arquiteta (ele é o campeão de acessos do blog!), iremos retomar o assunto Barbie, hehe! Dessa vez, para falar sobre a Barbie Concept Store! 

A Barbie Concept Store fica em Shangai, China, e foi projetada pelo escritório Slade Architecture (visitem o website deles, muito legal). É a primeira loja da Mattel direcionada exclusivamente aos produtos Barbie, que vão muito além das conhecidas bonecas, já que englobam roupas, acessórios e maquiagem, entre outros produtos. A loja, de aproximadamente 3.200 metros quadrados, abriga a maior coleção de Barbies do mundo e produtos licenciados, assim como espaços para desenvolver outras atividades pelos visitantes da loja. 



O escritório utilizou como referências embalagens das bonecas, artes decorativas, moda, e iconografia arquitetônica, traduzidas na fachada composta de duas camadas, feitas de painéis de policarbonato por dentro, e de vidro por fora. O vidro externo tem um grafismo aplicado, que dialoga visualmente com o poliocarbonato do interior, através de reflexão e distorção. 

Os interiores são um show à parte: os visitantes são recebidos por um lobby de superfícies peroladas, do qual se sobre por uma escada rolante inserida em um tubo luminoso e rosa até o salão principal, de pé direito duplo. O ponto focal deste ambiente é a escada em espiral, decorada por 800 Barbies, que interliga 3 andares: um de roupas femininas, outro com o setor de de bonecas, e no topo, está localizado o café, para os clientes descansarem depois de um dia de compras! 



Achei o projeto um perfeito exemplo de tradução da identidade de uma marca para o objeto arquitetônico, e que o escritório soube captar o espírito que uma loja da Barbie requer, desde a escolha das cores até os acabamentos, e a forma como utilizaram escalas e proporções, gerando brincadeiras e espaços interessantes de percorrer. Exploraram bastante o aspecto lúdico na proposta, e por ser uma loja da Barbie, é quase toda cor-de-rosa, direcionado ao público consumidor (meninas!), mas que ao mesmo tempo, não fizeram o projeto ficar com ar infantil, ficou com cara de arquitetura, e das boas! 





Fiquei com vontade de ir lá conhecer! Pena que é na CHINA...meio longe!!!!!!! =)

Veja mais fotos no link abaixo:



























Alguns dos prêmios que o projeto recebeu: 

Association for Retail Environment, Loja do Ano, 2010
Store Design Awards, Conceito Inovador, Retail Design Institute 2009
The Retail Interior Awards, Melhor interior, 2009
Architectural Record Business Week, Prêmio por excelência, 2009 


__________

Blogger: 0 Comentários

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...