Luiz Nunes



Retrato do arquiteto Luiz Nunes
Caixa d´água de Olinda-PE, 1937

E no terceiro post da série arquitetos brasileiros, iremos conhecer um pouco sobre o arquiteto Luiz Nunes. Nunes nasceu em 1909 em Minas Gerais, e se formou em arquitetura pela ENBA, no ano de 1933.

Usina Higienizadora do Leite, 1935 - Inspiração em Gropius


Já em 1934, muda-se para o Recife, onde exerceu praticamente toda a sua curta carreira como arquiteto, sendo contratado pela Secretaria de Viações Pública do Governo do Estado, depois denominada de DAC e DAU, onde teve a oportunidade de formar um grupo de trabalho que realizava as obras em conjunto, envolvendo Joaquim Cardozo, Burle-Marx, Fernando Saturnino de Brito, Jose Noberto Castro e Silva, Helio Feijo, Joao Correa Lima, Antonio Baltar e Ayrton da Costa Carvalho.

Pavilhão de Verificação de Óbitos, 1936, atual IAB-PE: clara referência à Villa Savoye

Durante sua estadia em Pernambuco, Nunes teve sua produção centrada em equipamentos para o governo, como escolas, hospitais ou postos policiais, trabalhando pouco para o setor privado.
São de sua autoria projetos como a Usina Higienizadora do Leite, de 1934, o Hospital da Brigada Militar, 1937, A Caixa d´água de Olinda, 1937, o Pavilhão de Verificação de Óbitos, 1936, a sede da Reitoria da UFRPE, 1937 e a Escola Rural Alberto Torres, 1935.

Escola Rural Alberto Torres, 1935 - Inspiração no Palácio dos Soviets, de Le Corbusier


A obra de Luiz Nunes ficou marcada pelo seu pioneirismo na implantação da arquitetura moderna no Brasil, e especialmente no Estado de Pernambuco. Projetava sempre em linhas muito racionais, inspirado nos preceitos corbusierianos, como as lajes planas, pilotis, estrutura independente, fluidez espacial.

Apesar de ser um arquiteto jovem, já se destacava por possuir uma expressão arquitetônica definida, madura para sua idade. Teve uma vida bastante produtiva, apesar de breve, já que faleceu em 1937, com apenas 28 anos no sul do país, vítima da tuberculose. 


__________

Comentários

  1. É uma escola e tanto...=) bela arquitetura!

    ResponderExcluir
  2. 7 anos de minha vida passei nessa escola.. Nao tinha noção de sua importancia quanto arquitetura, e seu criador... hje faço arquitetura e me orgulho dessa referencia em minha cidade, a qual tive o prazer de desfrutar por significativos anos.

    Thiago Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Que bom Thiago, você foi privilegiado.

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber como posso fazer para gerar a referencia bibliográfica desse artigo.!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quero prestar vestibular para arquitetura, o que preciso saber?

Autocad ou Revit?

Plantas humanizadas 3d