24 maio 2011

Papel de Parede: Como Usar!




O papel de parede é um material que está em alta quando se fala em ambientação de interiores. Muito utilizado no passado, e depois de um tempo no ostracismo, as estampas atuais vieram com tudo, com um design contemporâneo e repaginado, capaz de conferir sofisticação e elegância aos ambientes.



E quais são as dicas e cuidados que se deve ter ao eleger o papel de parede para a decor? É o que vamos aprender nesse post! ;) As regras são simples, e dá pra coordenar facilmente com o seu espaço!

Em cômodos estreitos, o ideal é utilizar papéis com desenhos não muito largos, pois pode gerar a sensação de que o ambiente é menor ainda. Nesses casos, utilize estampas pequenas e repetidas, e vice-versa: se o ambiente for extenso, desenhos maiores são mais indicados.



Quanto às cores, o ideal é escolher as mais neutras, pois papéis muito coloridos e complexos podem cansar rápido. Esse tipo mais chamativo deve ser usado em locais isolados, como num cantinho compondo com um móvel especial, numa parede menor, de forma pontual. Tire partido da estampa do papel para criar sensações ópticas no ambiente: estampas verticais simulam um pé-direito maior, enquanto que as horizontais dão amplitude ao local.

A parede ideal para aplicar o papel é aquela que é vista logo ao se entrar no ambiente: a frontal ou lateral, e deve ser aplicado em uma só parede do cômodo, para garantir o destaque da estampa. Aplicar o papel na parede que só vai ser vista se a pessoa virar de costas, não valoriza o material. O papel pode e deve combinar com uma outra parede pintada em cor de tom semelhante, um jeito fácil é escolher uma das cores da estampa e comprar a tinta parecida ou igual.




Quanto à aplicação, a vantagem do papel é que é mais rápido e mais limpo do que a pintura, pois pode ser aplicado em até 2h. O papel é colado à parede com uma cola especial à base de água, e caso algo saia errado, é possível tirá-lo sem rasgar. A parede deve estar nivelada e sem rachaduras ou sujeiras.Umidade também não combina com o material, e para áreas molhadas, existe a opção do papel vinílico.

Sua apresentação no mercado é em rolos, com metragem que pode variar, sendo facilmente encontrado em lojas de revestimentos. A quantidade a ser comprada é calculada de acordo com a área da parede, mas deve-se comprar ao menos um rolo a mais, para evitar imprevistos. O custo varia de acordo com a sofisticação da estampa, mas geralmente papel de parede não costuma ser muito barato, mas vale a pena, pois é usado em lugares pontuais.





É uma opção durável , bela e que confere charme, renovação e personalidade ao ambiente, aprecio e recomendo! ;)

As fotos 1,2,3,5 e 6 são papéis de Marcelo Rosenbaum, para a marca Bobinex. 


__________

Blogger: 36 Comentários

Anônimo 25 de outubro de 2011 14:15

Boa tarde, poderia me ajudar.
Gostaria de reformar minha cozinha, porém sem ter que quebrar tudo e colocar novo azulejo. Existe papel de parede que possa ser utilizado na cozinha?

obrigada

Anônimo 9 de fevereiro de 2012 12:24

oi onde comprar?

Blog da Arquiteta 9 de fevereiro de 2012 12:29

Você encontra papel de parede à b=venda nas melhores lojas de decoração ou de revestimentos, não é difícil. ;)

Anônimo 3 de março de 2012 20:37

Pode-se usar papel parede na cozinha?
grata!
denise

Blog da Arquiteta 3 de março de 2012 23:26

Não é recomendado usar na cozinha, pois pode molhar e estragar. Só use se for numa parede longe do balcão/pia. É melhor usar pastilha de vidro.

Cris Alves 4 de junho de 2012 23:33

Olá.Já tenho o papel de parede que tem tons pastéis, e quero colocar em uma parede inteira e grande.A minha dúvida é o que fazer nas outras paredes.Deixo-as branca, pinto com algum tom do papel ou posso, por exemplo, utilizar madeira para revestir?

Agradeço dsde já!

Cristiane

Cris Alves 4 de junho de 2012 23:35

Olá.Já tenho o papel de parede que tem tons pastéis, e quero colocar em uma parede inteira e grande.A minha dúvida é o que fazer nas outras paredes.Deixo-as branca, pinto com algum tom do papel ou posso, por exemplo, utilizar madeira para revestir?

Agradeço dsde já!

Cristiane

Anônimo 9 de junho de 2012 01:08

Posso colocar papel de parede em cima de azuleiro?? E que tipo de material é o mais apropriado.

Blog da Arquiteta 18 de junho de 2012 12:56

Cris, todas as opções que você listou são possíveis, a escolha vai depender do seu gosto pessoal, cuidado apenas para não exagerar nas cores ou na madeira.

Anônimo: Colocar papel de parede em cima de azulejo não é legal, pois vai ficar a marca dos rejuntes por baixo do papel, dando um relevo indesejado na textura.

Verena Peres 10 de julho de 2012 10:46

Olá!
Moro em apartamento, e a pia e fogão ficam lado a lado com a janela. Nossa idéia é trocar o piso, e colocar papel nas paredes. Na pia e fogão, trocariamos a dupla por uma pia integrada com cooktop; colocar pastilhas nas áreas úmidas e até a altura da coifa. E no resto, papel de parede. Pediria a um pedreiro subir os rejuntes dos ladrinhos para não ficar a textura. Acredita ser possivel ou ficariamos com gordura acumulada?

Blog da Arquiteta 10 de julho de 2012 12:08

Verena, o revestimento ideal para cozinhas e areas de serviço é o revestimento cerâmico, pois é impermeável e lavavel, ja que esse ambientes acumulam gordura como voce falou. Existem opçoes de papel de parede lavaveis, mas jamais pode ser comparado ao desempennho do azulejo. Mas se voce quer muito o papel, pode colocar sabendo que nao vai durar tanto tempo e voce vai precisar trocar mais rapido, pois e um material mais fragil.

Anônimo 18 de julho de 2012 12:47

como utilizar o papel de parede como cabiceira de cama box????? pode me dar uma dica????

Anônimo 28 de agosto de 2012 01:19

GOSTARIA DE UMA OPINIÃO. SE POSSO USAR PAPAEL DE PAREDE EM UMA PAREDE COM 1.20 DE LARGURA POR 2.70 DE ALTURA ONDE SERÁ ENCOSTADA UMA MESA DE JANTAR COM QUATRO CADEIRAS DEVIDO O POUCO ESPAÇO. E QUAL A ESTAMPA MAIS ADEQUADA. AS PAREDES SÃO BRANCO NEVE SOB ESTA MESA SERÁ COLOCADO UM PENDENTE QUADRADO FOSCO. AGUARDO RESPOSTA URGENTE FICO GRATA.

Blog da Arquiteta 28 de agosto de 2012 19:50

Entendo a preocupação de vocês, mas em casos assim muito específicos envolvendo cores, medidas e outros elementos, o ideal é contratar um profissional especializado e realizar uma consultoria, pois fica difícil responder sobrem um ambiente que não estou visualizando.

Anônimo 16 de setembro de 2012 12:25

sofa cinza c tapete preto e prata e paredes beje qual a cor do papel mais adequada?
lista preta c beje fica legal?

marleide 21 de setembro de 2012 18:36

estou ansiosa agurdando sua resposta, a qual esta datada de 16 09 me ajude.

Blog da Arquiteta 23 de setembro de 2012 20:05

Marleide, sua opção fica legal sim, mas é difícil pra mim responder apenas imaginando o ambiente, o ideal é você procurar um profissional que possa ver e te dizer com mais exatidão.
Abraços!

LuknOps 29 de novembro de 2012 19:19

posso colocar papel de parede numa parede pintada com tinta semi brilho?

Amanda 28 de janeiro de 2013 19:32

Olá, estou com uma duvida e espero que vc possa me ajudar. Estou montando uma sala para atender minhas clientes, pois sou maquiadora. Então pensei em colocar um papel de parede, só estou em duvida de qual parede que deve ser. Em uma parede(Lateral) Vai ser montada o espelho, luminaria, bancada e tudo mais, essa é a parede que é vista logo que se entra no comodo, e na parede de frente essa(atras da porta) vai ficar as poltronas e tal. Devo colocar o papel de parede na parede onde vai o espelho e tudo mais, ou na parede de tras? Espero que vc possa me ajuda!!

Blog da Arquiteta 29 de janeiro de 2013 20:04

Amanda, acredito que fica mais interessante se você colocar onde estarão os sofás. ;)

Anônimo 3 de março de 2013 00:30

olá,gostaria de saber se posso colocar papel de parede por cima de azulejo.E com que cola devo aplicar neste caso se for possível.me ajude por favor

Rose 1 de abril de 2013 14:39

Quero Colocar papel parede, que imita pedra, em toda a parede da cozinha, inclusive onde estão localizados o fogão e pia. Sei que não tem a mesma durabilidade de azulejos, mas no momento é a opção ideal para mim. Posso usar um papel parede que que imita tijolo na cor branca? Será que fica legal na cozinha? Quanto tempo aproximado tenho que trocar?

Kika Castro 19 de julho de 2013 10:57

Oi bom dia gostaria de saber se o papel de parede pode ser colocado e uma superficie lisa como ardosia . são so algumas prateleiras... obrigada]

Tati Occhiuzzi 29 de agosto de 2013 16:35

Oi boa tarde.

Tenho uma dúvida, vou colocar o papel em uma parede se destaque em minha sala, privavelmente com um tom pastel de relevo e elegante... A dúvida é, pretendo colocar um papel também no corredor entre os quartos, é um corredor longo e agora?

Anônimo 7 de setembro de 2013 22:06

Boa noite.

Gostaria de colocar papel de parede no lavabo, mas a única parede maior seria exatamente a da frente do espelho e refletiria o papel... não sei se pode.

Aguardo

Anônimo 28 de setembro de 2013 05:20

Bom dia!!!
Gostaria de lhe pedir uma opinião... Estou a pensar colocar papel de parede numa sala, a minha dúvida é como escolher af parede. Porque a parede vista no momento da entrada fica nas costas do sofá, por isso só vai voltar a ser vista se a pessoa se virar... A outra parede atrás da tv não é vista no momento da entrada mas está sempre visível qdo nos sentamos no sofá. Em qual devo aplicar, atrás do sofá ou atrás da tv? Muito obrigada.

Anônimo 1 de outubro de 2013 13:34

Ajuda!!! No meu apto tenho duas salas, uma de TV e a outrar de star, sendo que as paredes se encontram, e estou querendo colocar papel de parede, como faço, já que são ambientes diferentes?

Anônimo 11 de outubro de 2013 21:37

Boa noite!!!
Gostaria de uma opinião! comprei um papel de parede em tom escuro " cinza escuro e preto" para colocar na cabeceira do quarto de casal, gostaria de saber que tom de tinta possa pintar as demais paredes do quarto......

Gentileza com Júlia 21 de outubro de 2013 21:31

Boa noite.. Quero colocar papel de parede atrás do meu aparador da sala,e compor com espelhos provinciiais, porém tenho, na frente deste aparador duas poltronas bem coloridas, qual cor de papel de parede devo optar? Tinha pensado em um cinza mais neutro.

Tatiana Costa 4 de dezembro de 2013 11:55

Bom dia, tenho uma parede de cor forte na minha casa e ja abusei, ganhei um papel de parede que tem os mesmos tons, porem nao da para colocar na parede toda. Gostaria de saber se fica feio colocar alternando???

Anônimo 7 de janeiro de 2014 21:27

Posso colar o papel de parede em cima de uma tinta semi brilho?

Anônimo 15 de janeiro de 2014 11:17

Bom dia, vendo suas dicas li que é bom colocar o papel de parede onde seja visto assim que entra no comodo, no meu caso é a parede onde fica meu sofa, ela tem +/- 3,5 metros de altura x 2,80 alt., só que faz divisa com a cozinha e a parede não é toda fechada, ela tem aquele balcão, a parede q vai ate o teto tem +/- 2,5 metros de largura, o restante tem uns 2,5 m de largura e uns 1,50 a partir do chão.
Minha duvida é, eu devo colocar o papel de parede em toda a parede ou so na parte q vai até o teto, que tbm é onde fica o sofa???
Desde ja, obrigada
Veronica

Anônimo 30 de janeiro de 2014 22:05

Olá, resolvi fazer uma reforma no meu apartamento e optei por um papel de parede listrado em tons de cinzas bem sutis. Queria saber se preciso combinar as cores do sofá e do estofado das cadeiras com o tom do papel. Que cor você me sugiriria? Abraços. Obrigada.

Anônimo 23 de março de 2014 21:20

Oi boa noite, estou reformando a lavanderia coloquei moveis branco, mas o azulejo é cinza e esta cheio de furos, o que posso fazer para cobrir? É possível colocar pastinhas em cima do azulejo com usando somente cola esprei?
desde já aguardo,
Grata.
Silmara

Freitas 12 de abril de 2014 22:57

Trabalhamos com Papéis nacionais e importados colocados parcelamos em todos os cartões de créditos sem juros,garantia de satisfação

Allyana Cavina 12 de maio de 2014 11:31

Ola, gostaria de saber se posso aplicar dois tipos diferentes de papeis para dividir minha sala de jantar e sala de Tv numa mesma parede que é chanfrada, preciso combinar?? Na sala gostaria algo mais escuro puxando para o preto ou cinza e a sala de jantar gostaria de colocar cor, pode me sugerir algo? Obrigada Allyana

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...