17 maio 2011

Pastilhas de vidro: Dicas de uso!



Pastilhas de vidro são sem dúvida um dos materiais mais charmosos que podemos aplicar nos ambientes. Seu colorido é capaz de dar vida a lugares como banheiros, cozinhas e onde mais forem aplicadas. Mas, quais são os cuidados que se deve ter para utilizar esse revestimento, e como compor nos ambientes? Vamos às dicas!



Primeiramente, as pastilhas são frágeis, e devem ser manuseadas com cuidado para não quebrarem. São apresentadas no mercado em placas geralmente de 30 x 30 cm, formadas por uma rede onde as peças já vem coladas, com o espaçamento necessário ao rejunte. Em diferentes formatos e tamanhos, podem ser quadradas, retangulares, onduladas ou em formatos personalizados.

Quanto às marcas, existe uma grande variedade, em qualidade e preço. Geralmente as mais baratas (e de menor qualidade) são as importadas da China, e as mais caras, mas melhores, são as de marcas como a Vidrotil.



O assentamento é simples, deve ser feito em paredes ou pisos (como piscinas) de superfície limpa e nivelada, de preferência sem outro revestimento por trás (quebrar o antigo antes). O formato das placas já facilita, e o rejunte deve ser feito com argamassa específica para pastilhas de vidro, disponível em várias cores.

E como compor um ambiente com as pastilhas? Preferencialmente, utilizá-las de forma que se destaquem em locais pontuais do ambiente, como painéis na cozinha, wc, ou copa, pois o uso em grandes extensões pode "cansar", por isso é preciso cuidado para que pastilhas coloridas estejam junto a mobiliário mais neutro, já as de cor única combinam bem com móveis de mesmo tom, ou parecido. Também fica muito bonita aplicada em piscinas e áreas de lazer.



O que vale é utilizar a imaginação, permitida pela versatilidade e beleza do material! ;)


__________

Blogger: 31 Comentários

darllan 18 de maio de 2011 19:33

gosto mto dessas pastilhas de vidro, acho elas super sofisticadas, mas tenho uma pergunta. minha esposa está querendo colocá-las no nosso banheiro e na cozinha, minha dúvida é: elas vão ficar defasadas como aqueles azulejos antigos de banheiro?! se puder me dar uma dica, agradeço!

gosto mto do seu blog!
parabéns!

Blog da Arquiteta 25 de agosto de 2011 03:37

Darllan, com o tempo é normal os materiais mudarem e saírem de "moda", então, pode ser que fiquem defasadas, mas pode ser que continuem atuais, só o tempo irá dizer!
Que bom que você gosta do blog, volte sempre!

Material de Acabamento 10 de fevereiro de 2012 13:04

Pastilhas de vidro são ótimas, eu mesmo tenho na minha cozinha, toda preta e branca.
Achei o seu blog um máximo, aqui fica a dica de um blog que fala sobre limpeza e cuidados com pastilhas, espero não ter incomodado x-x

Studiomosaicobrasil 12 de fevereiro de 2012 20:46

Otímo site!

Anônimo 12 de março de 2012 21:14

As pastilhas de vidro usadas na primeira foto, ficou lindo. Vou usar a ideia para meu apartamento ;D obrigada

Anônimo 5 de abril de 2012 18:26

Comprei umas pastilhas de vidro para colocar em uma parede dentro do box do meu banheiro. A minha dúvida é porque algumas das pastinhas é de espelho. Tem problema numa área que se molha diariamente?

Anônimo 27 de julho de 2012 09:20

meu padreiro assentou as pastilhas com argamassa normal e não com argagless gostaria de saber se vou ter problemas no futur????????????

Blog da Arquiteta 30 de julho de 2012 15:52

Talvez sim, elas podem descolar com maior facilidade.

Unknown 9 de agosto de 2012 15:11

Vou reformar meu banheiro, e quero colocar pastilha de vidro, preta, no chão do box. Você acha que fica melhor mesclar ou toda preta fica bom. Outra dúvida, é se escorrega muito na hora do banho. Obrigada.

Blog da Arquiteta 10 de agosto de 2012 20:25

Toda preta ou mesclada fica legal, depende do restante da sua decoraçao. E sim, escorrega mais que a cerâmica comum, tome cuidado na sua decisão.

Anônimo 25 de agosto de 2012 20:51

boa noite, gostaria de saber se dá muito trabalho limpar as pastilhas dentro do box. Seria melhor colocá-las fora do box devido a esse problema? obrigada

Blog da Arquiteta 28 de agosto de 2012 19:48

Desculpe, mas essa pergunta nao sei te dizer uma resposta adequada. talvez o fabricante da pastilha possa te ajudar melhor, ou perguntar para quem já passou por isso.

Anônimo 9 de outubro de 2012 15:21

Estou querendo colocar pastilha em minha cozinha sobre a pia escolhi os móveis projetados com portas brancas e tamponamento preto, na pia granito preto.Quais tons combinam para ter uma cozinha moderna?

Anônimo 24 de outubro de 2012 15:06

Olá, gostaria de saber se pode ser aplicada por cima do azuleijo. obrigada,

Anônimo 8 de novembro de 2012 22:47

posso colar pastila de vidro sobre outra pastila já colada na parede?

Anônimo 25 de janeiro de 2013 21:55

oi, estou na maior dúvida,acabei de receber meu apartamento e o banheiro não tem ceramica na parede toda, resta menos da metade da parede sem ceramica. Aí vem a pergunta será que fica bem completar com pastilhas ou só colocar uma faixa, o banheiro é branco. Me dê um sugestão.

Anônimo 25 de janeiro de 2013 21:59

oii, gostaria de saber se e possivel colocar pastilhas de vidro sobre a ceramica??
Adorei esse blog

Anônimo 23 de abril de 2013 19:05

boa noite! a primeira foto seria uma montagem com varios tipos de pastilhas unitarias ou já vem assim? sabes me dizer o fabricante? obgada

Blog da Arquiteta 25 de abril de 2013 21:09

já vem assim, mas eu não sei a marca dessa em específico ;)

Blog da Arquiteta 25 de abril de 2013 21:10

Pastilha por cima da cerâmica dá certo, mas lembrem-se que a parte onde a pastilha será aplicada vai ficar mais alta que o resto (nao fica nivelada com a ceramica existente)e talvez isso atrapalhe alguma coisa. Analise se é o seu caso.

Anônimo 30 de abril de 2013 15:26

Comprei umas pastilhas de vidro para colocar em uma parede dentro do box do meu banheiro. A minha dúvida é porque algumas das pastinhas são de espelho. Tem problema numa área que se molha diariamente? O vendedor falou que fica como se tivesse enferrujada.

Blog da Arquiteta 30 de abril de 2013 21:09

Sim, é verdade, com o tempo o espelho desbota e fica com aparência de enferrujado.

jota 9 de maio de 2013 17:32

Boa noite! comprei pastilhas de vidro pra botar sobre a pia da cozinha e uma parede do banheiro. Ambos espaços possuem cerÂmica. Sempre imaginei em colocar por cima da ceramica pq evita trabalho de quebrar e sujeiras. Qd fui comprar a argamassa o vendedor falou que nao devo fazer isso pq corre muito risco delas soltarem. Isso procede? Comprei uma pastilha cara e não quero correr risco. Tenho amigo que já colocou sobre a ceramica tem mais de 1 ano e até agora está perfeito. Alem disso o produto especifico que ele me indicou para colar pastilhas passou é muuuuito caro e me disseram que com argamassa comum também funciona. Seriá confiável? Agradeço a atenção.

Junior

jota 9 de maio de 2013 17:36

Olá, posso colcoar pastilha de vidro sobre a ceramica? corre risco de cair? essa foi a informação do vendedor, mas um amigo meu fez isso e até hoje estão perfeitas. Outra duvida, posso utilizar argamassa comum pra colcoar as pastilhas? O produto original pra colar as pastilhas custa muito mais caro e me disseram que com a argamassa funcionaria da mesma forma e é muito mais barato. agradeço a atenção

ronaldo silva 10 de outubro de 2013 19:12

bom, acho elas super sofisticadas, sou técnico em edificações e a acabamento final ficar muito bom.

Anônimo 17 de outubro de 2013 08:46

Bom dia, por engano o pedreiro colocou pastilhas de vidro no banheiro com argamassa para porcelanato, será que terei algum problema?

Anônimo 19 de outubro de 2013 22:04

Boa noite,vi no youtube como colocar pastilha de vidro sobre o azulejo,passando a cola de azulejo com a espatula, porém não vi o rejunte.Que tipo de rejunte usar? E a espatula serviria também para fazer esse processo? Obrigada.

Anônimo 10 de dezembro de 2013 20:24

posso aplcar sobre tijolos de vidro?

Thais 8 de fevereiro de 2014 17:42

Olá! Estou querendo colocar a pastilha de vidro no estilo degrade em uma parede do box. A parte do lavatório e a pia podem ser brancas independente das cores da pastilha?? Aguardo a resposta. Obrigada.

fabricia de souza moreira 31 de março de 2014 18:04

Olá meu banheiro é todo azulejado de branco porem com pastilhas de vidro em faixas menos em uma parede, fica feio devo fazer algo nessa parede? As pasttilhas são pretas e brancas!

Anônimo 22 de julho de 2014 22:41

Ola! Achei todas lindas...qual pastilha é aquela da segunda foto...de pedrinhas? Obrigada. Gabi

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...