28 junho 2011

Brasília: Museu e Biblioteca Nacional



Vamos a mais um post da minha ida para Brasília: O Museu Nacional e a Biblioteca Nacional de Brasília. 


Com projeto de Oscar Niemeyer, ambos estão localizados na Esplanada dos Ministérios, um pouco à frente da Catedral Metropolitana. Entre eles, uma grande praça aberta em concreto, com dois espelhos d´água. Foram inaugurados em 2006, em ocasião dos 99 anos de idade do arquiteto.




O Museu Nacional Honestino Guimarães tem forma de cúpula, todo branco, e uma grande rampa leva ao  acesso. Lateralmente, outras aberturas, e delas saca uma passarela/rampa curva em balanço. Tem 14.000 m², com uma extensa área para exposições. Por dentro, um grande mezanino suspenso, e mais rampas que interligam os níveis. Abaixo do mezanino não há pilares, efeito que foi conseguido pelo fato da estrutura ser suspensa ao teto da abóbada, ideia muito feliz já que por baixo há a liberdade da disposição dos objetos e dos percursos! Incrível mesmo...





A Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola possui aberturas em arco abatido na fachada, e uma grelha que protege as superfícies envidraçadas. É um volume mais prismático e contido, sem muita novidade plástica.





Vale a visita aos dois, gostei demais.


_________

Blogger: 0 Comentários

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...