Catedral Metropolitana de Brasília




No meu primeiro dia de visita, fui conhecer a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida. Ela fica localizada no Eixo Monumental, entre a Esplanada dos Ministérios e o Museu Nacional. Tenho que dizer que fiquei bem impressionada com a volumetria da igreja, conhecer ao vivo muda a ideia de percepção que você tinha, inclusive de escala. O único incoveniente, é que no momento a igreja está sendo restaurada, então tinham alguns tapumes que obstruíram a visualização total do conjunto (mas é para o bem).




Justamente por causa dessa intervenção, não tive a oportunidade de experimentar a sensação que todos comentam, da entrada pelo túnel escuro para depois ser surpreendido pela luz...utilizei uma entrada lateral.

Bem, a sensação não foi a mesma, mas o interior da catedral é simplesmente fantástico! Os vitrais de Marianne Peretti são LINDOS, e o mobiliário minimalista associado à brancura das paredes e piso só enfatizam o teto como o ponto focal. Os anjos pendurados por cabos no topo dão o arremate do espaço, e  ainda estão presentes obras de Athos Bulcão, Di Cavalcanti e Alfredo Ceschiatti.




Gostei muito de conhecer essa obra do O. Niemeyer, a sensação de amplitude é incrível...deve ser difícil para o padre fazer as pessoas prestarem atenção à missa, por que a arquitetura é arrebatadora. Do lado de fora, esculturas dos quatro evangelistas demarcam a entrada, e o campanário moderno abriga os sinos. Definitivamente, um local must go de Brasília, não dá pra deixar de visitar!

Fica aberta à visitação todos os dias, exceto nos horários em que houver missa.

VEJA MAIS FOTOS:













__________

Comentários

  1. Olá,

    vc conhece o www.arquigrafia.org.br ?
    é uma rede social de fotos de arquitetura, bem interessante para alunos, pesquisadores e amantes de arquitetura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quero prestar vestibular para arquitetura, o que preciso saber?

Autocad ou Revit?

Cartão de Natal Arquitetônico!