17 junho 2011

Teatro Nacional Cláudio Santoro




Mais um post sobre minha visita a Brasília, e hoje irei falar sobre o Teatro Nacional. Projeto de Oscar Niemeyer, o teatro fica localizado no Setor Cultural Norte, próximo da Esplanada dos Ministérios. Foi inaugurado em 1979, tem 46 m de altura, e a forma de um tronco de pirâmide.



Duas das fachadas são em estrutura metálica com vidro, e as outras, tem uma composição de pequenos blocos em diferentes tamanhos, de autoria de Athos Bulcão. Os jardins são de Roberto Burle Marx, e internamente há duas esculturas: O Contorsionismo, de Alfredo Ceschiatti, e O Pássaro, de Marianne Peretti. O teatro possui três salas de espetáculos.




Adorei conhecer mais esse monumento, é interessante a surpresa que os painéis de vidro causam, pois do lado de fora eles parecem marrons e opacos: ao entrar percebemos a transparência e somos inundados pela luz. A escada escultural arremata o ambiente, e as jardineiras suspensas no mezanino são muito bonitas! Dá pra tirar fotos muito legais escalando ou sentando nos bloquinhos das fachadas...;)




Sem dúvida um espaço arquitetônico muito belo! Quando forem, não deixem de visitar!


__________

Blogger: 2 Comentários

Gilliane Rossi 2 de julho de 2011 20:13

Que show seu blog! Ja fiz limpeza predial nestes blocos!!! Belissimas fotos. Parabens! Alem de informaçao para alunos, voce permite nossa viagem imaginaria nos lugares extrangeiros.
Abç

Blog da Arquiteta 25 de agosto de 2011 04:06

Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Volte mais vezes! =)

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...