20 julho 2011

Brasília: Palácios do Itamaraty e da Justiça


Palácio da Justiça
Palácio do Itamaraty
Mais um post da minha ida para Brasília...O Palácio do Itamaraty e o Palácio da Justiça ficam no Eixo Monumental, logo após a Esplanada dos Ministérios, cada um de um lado do Congresso Nacional. 

Inicialmente, o Palácio da Justiça (de 1972) possuía um revestimento de mármore nas fachadas, e uma curvatura diferente nos arcos. Oscar Niemeyer pediu que fossem feitas modificações, levando-o ao que é hoje. O que mais chama a atenção são as grandes "bicas" que escorrem de elementos curvos, que deixam cair as cascatas no grande espelho d´água, com paisagismo de Roberto Burle Marx. Os arcos são em formato diferenciado, fechando-se levemente em um formato triangular em um dos lados. A estrutura de grandes, porém delgados pilares funciona como uma caixa protetora do volume envidraçado interior, e gera ao redor deste corredores cobertos de pé direito alto. Infelizmente não possui visita guiada, e só é possível visualizar o exterior. Muito bonito!

Fachada Lateral - Colunata é irregular
Corredor entre a casca de concreto e a caixa de vidro
Cascatas
Detalhe dos arcos
Detalhe da biqueira
No Palácio do Itamaraty (1970),  o arquiteto seguiu a mesma lógica da caixa de vidro rodeada pela casca de concreto com colunatas, mas a diferença está na forma dos arcos, desta vez, plenos. No espelho d´água repousa uma escultura de 8 toneladas (!) de mármore maciço chamada Meteoro, e mais uma vez o paisagismo é de Burle Marx. Em seu interior, há jardim, um imenso hall (2.800m², sem colunas), e uma belíssima escada monumental, semelhante à do Teatro Cláudio Santoro. Muitas obras de arte de artistas renomados do Brasil e do exterior estão presentes no edifício, que conta com visita guiada, em que se pode conhecer os diversos salões do prédio e o terraço no pavimento superior. Vale muito a pena!

Vista geral - o anexo construído por trás interfere na visualização do monumento

Corredor lateral
Escada monumental e vão livre de 2.800m²
Meteoro, de Bruno Giorgi

Terraço no topo

Nesse vídeo, O. Niemeyer fala um pouco sobre o projeto:




______________

Blogger: 0 Comentários

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...