19 janeiro 2012

Pedras na decoração: como utilizar?


Canjiquinha 

Pedra Ferro

Pedras decorativas (ou rochas, nome mais correto), estão em alta na ambientação de interiores. É uma tendência super atual, e para não ter erro na hora de escolher e aplicar o revestimento, esse post oferece algumas dicas! =)

As pedras naturais são apresentadas no mercado geralmente em duas formas: em lojas de pedras que ficam expostas em grandes quantidades ao ar livre (em tamanho inteiro, ou cortadas em filetes, as chamadas "canjiquinhas"), ou em lojas de revestimentos, quando elas já vem paginadas e em placas, presas à telas. A primeira opção é ideal para dar um aspecto mais "natural", enquanto o segundo, é mais indicado para ambientes de interiores mais detalhistas e com maior grau de perfeição. As placas são mais caras que as vendidas em unidades, e ambas tem preço que varia entre 20 e 80 reais o m².

O tipos mais utilizados são: mineira, são tomé, pedra ferro, goiana, portuguesa...depende da região do Brasil  e do efeito que se deseja obter! Variam de coloração, textura e tamanho, mas os cuidados para sua aplicação e manutenção são semelhantes:

VEJA AS DICAS:


- Escolha da pedra: A escolha pelo tipo de pedra vai variar de acordo com o efeito que se deseja obter (cor, textura, tamanho, paginação e acabamento) e até a disponibilidade da mesma na sua região.
- Antes de aplicar: a superfície onde a pedra vai ser aplicada tem que estar limpa, livre de umidades e fungos, e prumada: qualquer falha de nivelamento deve ser corrigida. Se a parede for muito lisa, é bom aplicar um chapisco antes para uma melhor aderência da rocha.
- A aplicação: deve ser feita preferencialmente por um profissional da área, com as ferramentas adequadas.  É feita sempre de baixo para cima, com argamassa colante. Pode-se optar entre a junta seca, ou deixar o espaço para aplicação do rejunte. É importante deixar um espaço de alguns centímetros, e não encostar a pedra no limite da parede com o piso e o teto, para ela não trincar depois com a dilatação. Depois, é bom aplicar um silicone para não pegar umidade.
- Onde e como aplicar: o lugar adequado para colocar o revestimento é aquele que receberá o maior destaque no ambiente: A parede que você logo vê quando abre a porta, o painel da tv, da escada...efeito que pode ser potencializado pela inserção de pontos de luz focando o revestimento. Evite aplicar a pedra em grandes extensões, sempre levando em consideraçao a amplitude do ambiente: muita pedra pode cansar, e até fazer algo charmoso ficar banal.

Inspirem-se ;)


Rusticidade
Pedra Portuguesa
Pedra Portuguesa






________________________

Blogger: 6 Comentários

Ester 27 de janeiro de 2012 20:09

Muito util esse post, adorei as dicas. Ha tempos queria colocar uma paredecom pedra na minha casa,mas como sou leiga nao sabia por onde comecar, agora vejo uma luz, rsrsrs

Fernanda 12 de setembro de 2012 21:51

Também gostei bastente deste post. Gostaria de saber se numa sala dois ambientes (estar e jantar) pequena, você indicaria o uso de papel de parede e pedra em paredes distintas.

Daniel Menezes 17 de janeiro de 2013 08:59

Trabalho com basalto ferruginoso, tenho o bruto e serrado.
Contato E-mail:danieloliveiramenezes@yahoo.com

Anônimo 8 de setembro de 2013 11:22

Adorei o blog...muita coisa bacana. Gostaria de uma dica:
meu banheiro é muito branco (todo de nanoglass) e gostaria de fazer um armário com tipo de madeira que desse cor ao ambiente. Tem alguma sugestão de cor para o armário? OBS: só que o banheiro fica dentro do closet e o piso do closet é de laminado - tauare ravena - não sei se teria algum contraste.

Anônimo 5 de junho de 2014 12:31

Gosto de revestimento com pedras. Ainda não usei porque acho muito difícil a manutenção, Como limpar, por exemplo, a parede de pedras portuguesas do banheiro da imagem acima?

Arte Papel de Parede 3 de outubro de 2016 15:31

Show!! Adorei as decorações...
http://artepapeldeparede.com.br/

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...