27 fevereiro 2012

E o Pritzker Prize 2012 vai para: Wang Shu!






Antes do dia de hoje, em que o vencedor do Prêmio Pritzker 2012 foi anunciado, pouca gente tinha ouvido falar no arquiteto chinês Wang Shu. Arquiteto e Professor, Wang Shu nasceu em 1963 em Urumqi, China. Se formou em arquitetura em 1985 no Instituto de Tecnologia de Nan Nanjing, e fundou em 1997, em sociedade com sua esposa, Lu Wenyu o Amateur Architecture Studio (Estúdio Amador de Arquitetura). Segundo o júri do prêmio:

"Ele chama seu escritório de amador, mas o trabalho é o de um virtuoso em pleno comando da arquitetura — forma, escala, material, espaço e luz."

A obra de Shu se caracteriza pela existência harmoniosa de um background nas tradições chinesas e a arquitetura contemporânea, resultando em edifícios cheios de referências ao local, mas fortemente ligada às questões atuais: ele utiliza materiais, inclinações de telhados, organizações espaciais que fazem referência ao passado, porém com um toque renovado, que confere personalidade e uma forte questão estética à sua arquitetura. O Prêmio será entregue ao arquiteto em maio.




Para conhecer mais sobre o arquiteto e a história do Prêmio Pritzker: http://www.pritzkerprize.com/


VEJA MAIS FOTOS:
















Blogger: 3 Comentários

Uriel Pereira 3 de março de 2012 21:45

Não conhecia o arquiteto, no entanto acho a sua arquitetura bastante interessante, principalmente na forma como conjuga a estética e os materiais contemporâneos com os motivos tradicionais asiáticos.

Blog da Arquiteta 3 de março de 2012 23:22

Uriel, também gostei muito de conhecer a obra dele! ;)

Anônimo 6 de março de 2012 10:35

antes desse anuncio nunca tinha ouvido falar nesse arquiteto! mas achei legal!

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...