O Sambódromo da Marquês de Sapucaí





Depois de uma pausa de carnaval, o blog volta hoje com as suas atividades normais. E para continuarmos no clima carnavalesco, vamos conhecer um pouco sobre o projeto do sambódromo do Rio de Janeiro.

O sambódromo da Marquês de Sapucaí, que na verdade se chama "Passarela Professor Darcy Ribeiro", foi inaugurado em 1984. O projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer, e o espaço foi pensado especialmente para abrigar de forma permanente os desfiles das escolas de samba.

Possui 700m de comprimento, tem capacidade para 75 mil pessoas, e é todo composto de estruturas pré-moldadas de concreto - não deixando de lado as linhas sinuosas características do arquiteto, que estão presentes nas laterais das arquibancadas e no imenso pórtico escultórico e curvo, que pontua a paisagem do espaço linear.

Durante 2011 e ainda nesse ano, passou por uma reforma de ampliação, que seguiu exatamente o projeto original de Niemeyer, já que não havia sido construído em sua totalidade. Em 2016, sediará algumas competições das olimpíadas.





Um equipamento urbano que só poderia existir no Brasil! 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quero prestar vestibular para arquitetura, o que preciso saber?

Autocad ou Revit?

Plantas humanizadas 3d