06 março 2012

Arquitetos Brasileiros: Vilanova Artigas




Vamos conhecer um pouco da vida e obra do arquiteto João Batista Vilanova Artigas.
Artigas nasceu em Curitiba, em junho de 1915, e se formou na Escola Politécnica da USP, em 1937. Ainda estudante, envolveu-se com o Grupo Santa Helena, um coletivo de artistas de vanguarda, onde pôde desenvolver suas habilidades com desenho. Apesar de curitibano, foi em São Paulo que desenvolveu e consolidou a sua carreira, tendo atuado tanto em escritório como na carreira acadêmica. Foi professor da FAU USP, escola que ajudou a fundar, e a reformular o currículo, e cujo projeto arquitetônico é de sua autoria.

Sua arquitetura é associada ao movimento arquitetônico Escola Paulista , e se caracteriza pela verdade e plasticidade estrutural, a exploração da estética do concreto, a presença de cores fortes, a valorização de espaços coletivos em detrimento dos individuais - característica que traduzia os seus ideais políticos. Filiado ao partido comunista, Artigas foi exilado pelo governo militar, retornando ao Brasil e ao ensino em 1979. A historiografia considera que a sua obra se dividiu em três grandes fases: uma primeira, inspirada por Frank Lloyd Wright, uma segunda, racionalista corbusieriana, e a última, inspirada pela arquitetura tardia de Le Corbusier e brutalismo. Faleceu em 12 de janeiro de 1985.

É um dos mais importantes arquitetos do Brasil, e recebeu da Union Internationale des Architectes - UIA os prêmios Jean Tschumi, em 1972, por sua contribuição ao ensino, e Auguste Perret, em 1985, pelo conjunto da obra. Foi o grande mestre da arquitetura moderna paulista, responsável por influenciar gerações de importantes arquitetos, como Paulo Mendes da Rocha e Lelé.

Casa do Arquiteto
Edifício Louveira
Casa dos Triângulos
Rodoviária de Jaú
FAU USP
Para Conhecer mais:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/159662/caminhos-da-arquitetura/
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3078526/joao-vilanova-artigas/



Blogger: 5 Comentários

luiz 6 de março de 2012 10:33

Artigas era um gênio! Até hoje os seus ensinamentos ecoam nas escolas de arquitetura do Brasil...

AtelierDecor 8 de março de 2012 22:47

maravilhoso!

beijoss

Larissa 31 de março de 2012 11:12

Esse edifício Louveira está lindo! Não conhecia.

Anônimo 19 de abril de 2013 00:05

O projeto do Estádio do Morumbi também foi obra de Artigas.

Anônimo 5 de setembro de 2013 13:13

alguem tem as elevações da 2° casa do arquiteto - Artigas ?

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...