13 março 2012

Crítica: Filmes sobre Arquitetura e Urbanismo




Já vimos aqui no blog algumas dicas de documentários sobre arquitetos. Agora, vamos ver três excelentes filmes que tem como objetivo criticar de alguma forma a arquitetura, o urbanismo, e como eles interferem ou moldam o comportamento das pessoas que vivem nas cidades. Enjoy!

Medianeras: O filme de Gustavo Taretto se passa em Buenos Aires, e aborda o tema da solidão nas grandes cidades. É um olhar crítico sobre a história de dois vizinhos (Martin e Mariana) que se sentem muito sós, mas não se conhecem apesar de morarem lado a lado, e a arquitetura serve de metáfora ao isolamento e falta de comunicação entre as pessoas. Os personagens moram em quitinetes depressivos, sem muita iluminação e espaço, e o filme mostra as suas angústias tendo a cidade como cenário. Muito interessante!
Assista o trailer: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_kBGW1RqUvQ




Um Lugar ao Sol: O documentário causou reboliço entre a alta sociedade, especialmente entre os entrevistados: o diretor Gabriel Mascaró contactou moradores de um tipo de edifício muito peculiar- coberturas - de três capitais do Brasil (Recife, São Paulo e Rio de Janeiro), propondo realizar uma entrevista filmada sobre como eles se sentiam morando nas coberturas. Através dos depoimentos, o cineasta conseguiu retratar bem a questão das diferenças sociais que existem nas grandes cidades, os temas do status, do poder, e da hierarquia dos moradores. Um excelente retrato dos preconceitos da sociedade brasileira, e de como o local onde se mora pode moldar ou refletir a sua personalidade. Recomendado! Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2hAlS6-tutk




Recife Frio: O curta metragem de Kleber Mendonça Filho é um "documentário ficção" que conta a fantasiosa história narrada por um programa de tv argentino de que o Recife mudou de clima, e de repente ficou frio. A mudança climática na verdade é uma grande metáfora da crueza existente nas relações entre os cidadãos, do descaso com a cidade e a rudeza do urbanismo que podem existir numa grande metrópole, mas mostra situações no mínimo inusitadas/engraçadas de uma lugar que fazia muito calor e agora de repente está nevando. Muito bom! Veja um trecho: http://www.youtube.com/watch?v=B8DIn_nU6WI





Blogger: 6 Comentários

Juliana Esteves 15 de março de 2012 17:41

incríveis esse filmes. já assisti medianeras e é muuuito lindo, especialemnte o final, uma historia bela e cativante. já recife frio preciso ver ainda, e um lugar ao sol tbm já vi e fiquei impressionada com os depoimentos da galera!!!!!
muito bom!

Larissa 31 de março de 2012 11:10

Eu assisti Medianeiras e gostei. Tinha ficado pensando nessa relação com a arquitetura e o urbanismo e fiquei feliz de encontrar mais alguém falando sobre isso. Mesmo que brevemente.

Já ouvi falar sobre "Um lugar ao Sol", mas não cheguei a juntar forças para baixar. Agora que vc falou nele acho que vou procurar assisti-lo.

E esse último não tinha conhecimento da existência, mas me pareceu curioso. Vai para a minha lista também!

Blog da Arquiteta 31 de março de 2012 23:45

Larissa, fico feliz que tenha gostado das dicas! Depois que voce assistir os outros, volta aqui pra contar se gostou!? ;)

Larissa 31 de março de 2012 23:47

Volto sim!

luishenrique 5 de abril de 2012 15:07

Oi! achei o Medianeras uma obra de arte!! estou no primeiro sem. de arq e urbanismo, mas gostaria de assistir mais coisas desse tipo!.. voce pode indicar? meu email é: luishenriquesouza@live.com, parabens pelo blog!!

Break place 15 de setembro de 2014 21:34

Medianeras é um excelente filme! Relaciona muito a arquitetura com os habitantes de Buenos Aires e como estamos tão próximos mas também tão distantes. Você pode me indicar mais filmes assim? Meu email é: carloseduardo.cadu01@gmail.com

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...