06 dezembro 2012

Ao Mestre, nossas homenagens


Cadeira de Oscar Niemeyer, em seu escritório.

Nunca gostei das brincadeiras e piadas que se faziam a respeito da longevidade de Oscar Niemeyer. Pessoas apostando quando ele iria morrer, outros também criticando seus novos projetos, que ele deveria parar, pois já estava fazendo besteira...todos, na minha opinião, comentários lamentáveis.

Oscar Niemeyer foi um gênio. Um homem que deixou para a humanidade um legado cultural inestimável. Conseguiu, através da materialização das suas ideias, erguer edifícios que revolucionaram a forma de construir, no Brasil, e no mundo. Depois do Oscar, a cultura arquitetônica da humanidade nunca mais foi a mesma. Ele mostrou para nós que era permitido ousar, ir além, e através disto, conseguir beleza e emocionar  as pessoas.

Seus edifícios se tornaram paradigmas, símbolos importantes da história do século XX. Niemeyer mudou a cara que o Brasil tinha para o mundo, quando ainda nas décadas de 1930, 1940, 1950, 1960, foi o responsável por enviar aos outros países a mensagem de que o Brasil estava mudando, que não éramos mais um país rural. Grandes mestres dos cânones modernos, se curvaram à sua maestria, incluindo, o tido como orgulhoso, Le Corbusier. Um gênio dessa magnitude não aparece com tanta frequência, e o Brasil deve se orgulhar de ter tido um exemplar nascido em seu solo, com a maior parte de suas obras localizadas aqui.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares: é com grande tristeza que nós, arquitetos, brasileiros, cidadãos, recebemos a notícia da sua partida, mas ao mesmo tempo, estamos felizes e orgulhosos de ter tido o privilégio de compartilhar da sua genialidade, e poder apreciar a herança magnífica que você nos deixou!

Vai em paz!



Blogger: 1 Comentário

Renato e Giovana 10 de dezembro de 2012 13:20

Excelente homenagem!

Também gostaríamos de contribuir com a nossa homenagem - Homenagem da RS Design ao mestre, Oscar Niemeyer. - http://designparaescritorio.com.br/destaque/uma-homenagem-da-rs-design-ao-mestre-oscar-niemeyer/

Espero que curtam!

Abs!

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...